topo |
![]() Candela? lúmen? luxuoso? Você está perdido com todos esses nomes? Compreender os conceitos de iluminação é mais fácil do que parece.
Porque a iluminação é imporntate? Para a Iluminação, tanto natural quanto artificial, a função é o primeiro e mais importante parâmetro para a definição de um projeto. Ela irá determinar o tipo de luz que o ambiente precisa.
Como começar um projeto de iluminação? Muitos erros são cometidos em um projeto de iluminação, por exemplo, quando você começa com a definição de lâmpadas ou luminárias. O primeiro passo num projeto de iluminação é definir os sistemas de iluminação, essencialmente respondendo a três questões:
Fica claro pelas perguntas anteriores que o sistema escolhido produzirá o efeito desejado independentemente da função a ser desempenhada no local, como o ambiente.
Conceitos básicos luminotécnicos A luz é, portanto, radiação eletromagnética que pode produzir uma sensação visual e tem entre 380 e 780 nanômetros de tamanho. A sensibilidade visual à luz varia não apenas com o comprimento de onda da radiação, mas também com o brilho.
Eficiência energética das lâmpadas As lâmpadas diferem não só no seu fluxo luminoso, mas também no seu desempenho. Para compará-los, você precisa saber quantos lúmens são produzidos por watt consumido. Esta quantidade é referida como eficiência energética ou saída de luz. Como a lâmpada é normalmente instalada no interior das luminárias, o fluxo luminoso disponível é inferior ao fluxo luminoso emitido pela lâmpada devido à absorção, reflexão e transmissão da luz pelos materiais que compõem as luminárias. O fluxo luminoso emitido pela luminária é então avaliado usando a eficiência da luminária, ou seja, o fluxo luminoso da luminária em funcionamento dividido pelo fluxo luminoso da lâmpada. É a soma da potência de todos os dispositivos de iluminação instalados. É a potência da lâmpada multiplicada pelo número de unidades utilizadas (n) somado à potência consumida por quaisquer bobinas, transformadores e/ou partidas. A luz emitida por uma lâmpada, em relação à área sobre a qual ela incide, define uma nova grandeza fotométrica denominada iluminação, iluminância ou iluminância. Expresso em lux (lx), indica o fluxo luminoso de uma fonte luminosa incidindo sobre uma superfície a uma certa distância da fonte luminosa. Na prática, é a quantidade de luz em um ambiente que pode ser medida com um luxímetro. Como o fluxo luminoso não é distribuído uniformemente, a iluminância não é a mesma em todos os pontos da área em questão. Existem normas que estabelecem o valor mínimo da iluminância média para ambientes que diferem consoante a atividade desenvolvida, em termos de conforto visual. Se todos os vetores emanados da lâmpada estiverem conectados nas extremidades por uma linha em um plano transversal à lâmpada, obtém-se a curva de distribuição de luz (CDL). . . . Em outras palavras, é a representação da intensidade da luz em todos os ângulos para os quais ela é direcionada em um plano. Para uniformizar os valores das curvas, geralmente referem-se a 1000 lm. Neste caso, é necessário multiplicar o valor encontrado no CDL pelo fluxo luminoso das lâmpadas em questão e dividir o resultado por 1000 lm. Diferença entre Lumen, Candela e Lux |