0 item Total: R$ 0,00

topo

Postado em 25 de Março às 10h40

Afinal o que é lúmen?

Luxtrue - Soluções tecnológicas em sistemas de iluminação Para explicar de maneira simples, lúmen é a quantidade de luz que uma lâmpada emite e que nossos olhos conseguem perceber. Ou, em uma linguagem um pouco mais...

Para explicar de maneira simples, lúmen é a quantidade de luz que uma lâmpada emite e que nossos olhos conseguem perceber. Ou, em uma linguagem um pouco mais técnica, é o fluxo luminoso emitido pela lâmpada, quanto maior a quantidade de lúmen indicado na embalagem, mais ela ilumina.
Existem diversas maneiras de produzir luz LED, fluorescente, incandescente, vapor de sódio, vapor de mercúrio etc., e cada uma delas têm suas próprias características. Mas, independente das suas diferenças de consumo, tamanho ou potência, quanto maior o número de lúmens, maior é seu fluxo luminoso e sua capacidade de iluminar um ambiente.
Esse é um passo muito importante para que um projeto de iluminação em LED seja eficiente.

O que é Lúmen (lm)?

O lúmen é uma unidade de medida indicada pelas letras lm que serve para padronizar as diferentes lâmpadas quanto à sua luminosidade. Com essa medida, é possível, por exemplo, determinar a eficiência energética de um produto ou a quantidade de luz que um ambiente necessita para funcionar adequadamente.
Qual a diferença entre Lúmen e Watts
É importante destacar que lúmens e watts se complementam, mas são diferentes. Enquanto o Lúmen é a unidade de medida da luminosidade, o Watts é a unidade de medida para calcular o consumo de energia de uma lâmpada.
O sistema LED, considerado o mais econômico atualmente, tem lâmpadas que consomem entre 4W e 19W. Uma lâmpada incandescente, por exemplo, pode ter consumo superior a 200W.
Lúmens e watts são unidades de medida que devem ser consideradas em conjunto para saber a eficiência de uma lâmpada.

O que é eficiência luminosa?

Eficiência luminosa é a relação entre a quantidade de luz que uma lâmpada produz (em lúmen) e a quantidade de energia que ela consome (em watt). Quanto mais lúmens por watt, mais eficiente é o produto. Um exemplo para emitir aproximadamente 1000 lúmens, uma lâmpada LED precisa ter potência de 9 watts, enquanto uma fluorescente precisa ter 18W de potência e uma incandescente, 70W.
Esse é um dos principais motivos da popularização das lâmpadas LED ela é mais eficiente, ou seja, produz mais luz gastando menos.

Qual é a importância desse conhecimento para um projeto luminotécnico?

Saber a quantidade de lúmens e watts de cada lâmpada é essencial para elaborar um projeto luminotécnico eficiente, que produza o nível de claridade esperado para cada ambiente, de forma econômica. É importante destacar que, em um projeto bem organizado, não haverá o excesso nem a falta de luz, pois ambos geram muito desconforto às pessoas que utilizam o ambiente.
Todos os pontos de iluminação serão levados em consideração no projeto luminotécnico. Por exemplo lâmpadas que irão iluminar completamente um ambiente precisam apresentar uma intensidade luminosa maior do que lâmpadas que serão usadas em luminárias, abajures ou sancas.

Veja também

Avaliação elétrica e fotométrica de lâmpadas tubulares de LED23/01/20 Em testes e pesquisas a nossa equipe comparou as lâmpadas tubulares de LED com as lâmpadas fluorescentes tubulares convencionais apontando assim que além de serem mais eficientes, as de LED apresentam melhor qualidade de luz emitida. O Índice de Reprodução de Cor (IRC) das tubulares LED é superior ao das fluorescentes, o que faz com que as cores dos objetos sejam......
2015 – O ano internacional da luz20/12/15 No dia 20 de dezembro de 2013, a 68ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano de 2015 como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luz (International Year of Light and Light-based Technologies......
O que é Grau de Proteção IP?03/02 O Grau de Proteção IP é normalizado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Ele leva em consideração a entrada de líquidos, como respingos e jatos d?água, e objetos......

Voltar para NOTÍCIAS